domingo, 22 de maio de 2011

Heráclito de Éfeso (540-470 a.C.) (Hράκλειτος ὁ 'Eφέσιος)

        Heráclito desprezava a plebe, recusou-se intervir na politica, manifestou desprezo pelos antigos poetas, pelos filósofos de seu tempo e contra a religião. Sem ter tido um mestre escreveu um livro “Sobre a natureza” em prosa.
           Estabeleceu a existência de uma lei universal e fixa, o Lógos, regedora de todos os acontecimentos e fundamento da harmonia universal, harmonia feita de tensões, como “o arco e a lira”. Que os contrários são o mesmo assim como o caminho para cima e para baixo são o mesmo, o puro e o impuro, o dia e a noite.
           Para ele o fogo é a causa da ordenação do universo, todas as coisas provem do fogo e no fogo se dissipam tudo é gerado em concordância com o destino, e tudo que existe se harmoniza pela transformação dos opostos.
         Ele acreditava que todas as coisas são plenas de almas e espíritos. Acreditava também que o universo é finito e existe um único mundo.
 ---
Bibliografia: Barnes, Jonathan. Filósofos Pré-socráticos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.


Heraclitus of Ephesus

Heraclitus despised the mob, refused to intervene in politics, expressed contempt for the ancient poets, philosophers of his time and against religion. Without having had a teacher wrote a book "On the nature "in prose.
Established the existence of a universal and fixed, the Logos, Ruler of all events and foundation of universal harmony, harmony made of tension, as "the bow and the lyre." That are contrary the same as the way up and down are the same, pure and the impure, day and night.
For him the cause of the fire is the ordering of the universe, all things comes from fire and fire fade away, everything is generated in agreement with the destination, and all that exists in harmony by transformation of opposites.
He believed that all things are full of souls and spirits. He also believed that the universe is finite and there is a single world.
----
Bibliography: Barnes, Jonathan. Filósofos Pré-socráticos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário